Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Esta sexta-feira celebramos o primeiro dia do inverno e a noite mais longa do ano no Hemisfério Norte, também conhecido como o Solstício de inverno. Enquanto nossa terra circunda o Sol, o Polo Norte está mais longe do astro neste dia 21 de dezembro do que em qualquer outro dia do ano.
Esta sexta-feira poderá encontrar o Sol na sua posição mais baixa em todo o céu do Hemisfério Norte. Pessoas de todo o mundo celebram este marco astronómico há séculos.
Na Irlanda, as pessoas reúnem-se dias antes do solstício em Newgrange – um enorme túmulo que tem mais de 5 mil anos de idade. Multidões selecionadas pela lotaria esperam por uma hipótese de ver o nascer do sol iluminar a antiga tumba de passagem.
Em Stonehenge, multidões de pessoas reúnem-se para celebrar e capturar o momento em que o Sol se alinha diretamente com as famosas pedras.
Na China, os moradores locais referem-se ao Solstício de inverno como o Festival Dongzhi, uma celebração da chegada do inverno. Os moradores gostam de bolinhos de arroz chamados tang yuan, que se traduz em "reunião de família". Diz-se que esse tratamento traz prosperidade e união – algo que todos nós podemos desfrutar neste dia auspicioso.