Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Oskar Schlemmer foi um pintor e escultor alemão. Nasceu em Estugarda, a 4 de setembro de 1888, e faleceu em Baden-Baden, no dia 13 de abril de 1943. Schlemmer foi o inventor de gestos mecânicos e esculturas para servirem de figurinos no balé.

visions-of-a-new-world-oskar-schlemmer-04.jpg

Criaturas mecânicas bulbosas usando máscaras metálicas não são a imagem usual que vem à nossa mente quando pensamos em balé. Mas é precisamente isso que Oskar Schlemmer usou para encenar o seu "Balé Triádico", uma produção inovadora que estreou em Estugarda, em 1922.

 

Com três dançarinos, 12 movimentos e 18 figurinos, a abordagem inovadora de Schlemmer ao balé rompeu com todas as convenções para explorar a relação entre o corpo e o espaço de maneiras novas e excitantes. Ele descreveu a performance como "matemática metafísica artística" e uma "festa em forma e cor".

 

Nascido em 1888, Schlemmer era o mais novo de seis crianças e frequentou a escola de arte antes de viajar para Weimar, na Alemanha, para se juntar à escola de design vanguardista Bauhaus de Walter Gropius, onde se tornou diretor de pesquisa e produção teatral.

 

Schlemmer também experimentou pintura e escultura, mas foram os seus projetos criativos de teatro que mais são lembrados, influenciando futuros artistas como David Bowie.

 

Certa vez, ele descreveu os temas do seu trabalho da seguinte forma: "a figura humana no espaço, suas funções móveis e estacionárias, sentada, deitada, andando, em pé" como sendo "tão simples quanto universalmente válidas".

Esta terça-feira, dia 4 de setembro de 2018, comemora-se o 130º aniversário do nascimento de Oskar Schlemmer, razão pela qual a gigante das pesquisas resolveu dedicar um Google Doodle a este importante homem da história do balé.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D