Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O inglês John Harrison (1693-1776) foi um relojoeiro a quem a Google dedica esta terça-feira, dia 3 de abril, um Doodle, no 325º aniversário do seu nascimento. Ele foi o inventor e construtor do primeiro relógio marítimo de alta precisão, que servia para determinar a longitude durante viagens de longas durações, tendo sido na altura uma invenção muito útil para os navegadores do Império Britânico.

John-Harrison.jpg

Dizem que a necessidade é a mãe da invenção e, sem dúvida, o relojoeiro britânico John Harrison trouxe à vida este antigo provérbio.

 

Nascido em 1693, em Foulby, West Yorkshire, Harrison era um relojoeiro e carpinteiro autodidata que veio a ajudar inúmeros marinheiros criando o primeiro cronómetro marinho para calcular a longitude nos oceanos.

 

À procura de remediar os desastres navais, o governo britânico criou o Conselho de Longitude em 1714, que ofereceu uma recompensa de 20.000 libras (cerca de 22.700 euros) para qualquer um que pudesse criar um instrumento de navegação que pudesse encontrar a longitude dentro de 30 milhas de uma viagem marítima.

 

Harrison aceitou o desafio. Ele começou a trabalhar no seu cronómetro em 1728 e completou-o em 1735, conseguindo este feito com três relógios que eram menores do que o primeiro.

Harrison's_Chronometer_H5.JPG

A extraordinária invenção de Harrison foi muito aclamada. Graças a ele, os marinheiros podiam determinar não apenas a latitude, mas a longitude, tornando suas excursões muito mais seguras.

 

O colorido Google Doodle mostra o inventor trabalhando no duro, cercado pelas ferramentas do seu ofício.

Por esta importante invenção, a gigante das pesquisas resolveu homenagear John Harrison. Feliz 325º aniversário ao relojoeiro inglês!

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D