Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Antes de Ebenezer Cobb Morley estabelecer as regras do futebol em 1863, o jogo era muito mais caótico do que a versão que hoje conhecemos. A sua 13ª regra dá alguma indicação de como o futebol era indisciplinado: "Nenhum jogador deve usar pregos ou placas de ferro nas solas ou nos saltos de suas botas".

ebenezer-cobb-morley-0f108516-4618-4190-9e87-dd930

Nascido filho de um ministro, Morley cresceu como um entusiasta dos desportos e passou a estudar Direito. Depois de ingressar no Barnes Football Club em Londres, ele percebeu que o jogo beneficiaria de mais estrutura e regulamentação. Ele escreveu para o jornal desportivo Bell's Life para defender um jogo mais organizado.

 

Seguiu-se uma reunião na Freeman's Tavern, onde Morley se juntou a membros de clubes de futebol de toda a Inglaterra, que participaram da regulamentação antes de Morley redigir sua lista de 13 regras, que se tornou o padrão de jogo na Inglaterra.

 

As leis de Morley ajudaram a reduzir a violência no campo e formalizaram a regra crucial que agora chamamos de foras de jogo, que impede os jogadores de se posicionarem permanentemente atrás da linha defensiva de um oponente.

 

Morley mais tarde ajudou a estabelecer a Associação de Futebol, que atualmente ainda é o órgão que rege o futebol na Grã-Bretanha. Em 1863 ele foi eleito o Secretário Honorário da F.A., ocupando o cargo até 1866, e presidente da F.A. de 1867 a 1874.

 

Outros grupos de vários países também fizeram avanços cruciais no futebol, mas graças a Morley, "o belo jogo" tornou-se menos brutal, a ação se espalhou pelo campo e é jogado do jeito que é hoje.

O Google Doodle desta quinta-feira, dia 16 de agosto, assinala o 187º aniversário do nascimento de Ebenezer Cobb Morley. Feliz Aniversário Sr. Morley!

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D