Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cosmos Azul

Cosmos Azul

Quem construiu os monumentos megalíticos?

Os investigadores pensam que houve contágio entre os diversos povos, mas sobretudo que estes monumentos testemunham a vitalidade dos homens ocidentais, chegados ao termo das suas migrações, bem alimentados e bem organizados. Como foi possível, porém, deslocar de pedreiras por vezes tão distantes massas pétreas tão pesadas?

 

Que-son-los-megalitos-3.jpg

 

As experiências feitas em Bougon sob a direção de J. P. Mohen demonstraram que algumas centenas de homens, armados de machados de pedra e de chifre de veado, podiam perfeitamente extrair uma pedra de 30 toneladas, erguê-la e, com a ajuda de cordas, de troncos de árvores e de alavancas, arrastá-la ao longo de quilómetros e pô-la de pé no local escolhido.

 

Era necessário, no entanto, que os homens do princípio do Neolítico estivessem bem organizados e fossem capazes de coordenar os seus esforços. A localização dos túmulos, visíveis de muito longe, afastados dos lugares habitados, permite supor que não eram unicamente sepulturas, mas também locais do culto dos antepassados, comuns a várias aldeias, cujos habitantes tinham sabido aliar-se para realizar tais monumentos.