Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Poucos lugares igualam em beleza e espetáculo um litoral rochoso. A paisagem está em contínuo movimento, resultante de um confronto interminável entre a terra, aparentemente irredutível, e um mar que renova incessantemente as suas acometidas.

litoral-rochoso-wallpaper.jpg

Os alicerces rochosos que são cenário deste espetáculo variam em todo o mundo. De ambos os lados do canal da Mancha erguem-se imponentes falésias brancas formadas por camadas de cré, um tipo de calcário. A recortada costa setentrional da Nova Inglaterra é sobretudo granítica. Do lado oposto do Globo, na ilha havaiana de Kauai, o basalto vulcânico foi esculpido em fantásticas escarpas de mais de 600 metros de altura.

 

Além do mais, os contornos destas costas são tão variados como as rochas que as formam. Algumas terminam em longas linhas de falésias verticais. Noutros locais, o vulto sombrio dos promontórios alterna com enseadas abrigadas. Frequentemente, as rochas apresentam-se esculpidas em túneis, grutas e arcos.

 

Todas, porém, são semelhantes num aspecto. Todas são dominadas pelo fragor da rebentação que as fustiga, o principal arquiteto da sua beleza.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D