Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




As divindades chinesas eram inicialmente representadas com atributos animais; à medida que a história da China se elabora, perdem estas características e tornam-se os primeiros «Augustos», senhores do Céu e da Terra, cujo comportamento deve servir de exemplo.

China_Eight_Immortals.jpg

O primeiro é Fuxi, que tem corpo de peixe, torso humano e que, segundo a tradição, reina, na companhia de Nugua, sua esposa-irmã, de 2852 a 2737 a.C. É a ele que os Chineses devem as regras do casamento, é ele quem os ensina a caçar e a pescar, é ele ainda quem inventa os primeiros caracteres da escrita ao observar as marcas deixadas na areia pelas patas das aves.

 

Shennong, o «divino lavrador», tem cabeça de búfalo. Tem um conhecimento profundo das gramíneas e inventa a agricultura, bem como a enxada e a charrua, com as quais desenha o campo tian, um quadrado dividido em quatro quadrados iguais.

 

Segundo uma outra tradição, não foram Fuxi, Nugua e Shennong que estruturaram o mundo, mas três Augustos que reinam um sobre o Céu, outro sobre a Terra e o terceiro sobre os homens.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D