Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cosmos Azul

Cosmos Azul

Os povos do mar

Quando a civilização egeia desaparece, destruições comparáveis afetam a Anatólia, o Levante e o delta do Nilo. Estelas egípcias imputam-nas a invasores chamados «Povos do Mar». Alguns historiadores julgaram poder assimilar aos nomes decifrados nas estelas povos conhecidos desde a mais remota antiguidade: Aqueus, Tirrenos, Sardos ou Sículas. Mas nada é certo neste domínio.

 

incriveis-revelações-arqueológicas-sobre-os-Fil

 

Os Povos do Mar só se tornam nossos conhecidos no fim das suas migrações, sem que nos seja possível estabelecer-lhes as origens geográficas.

 

Nada permite, pois, supor que estes povos tenham entrado na Grécia em finais do século XIII a.C., embora seja incontestável que populações gregas se deslocaram no Mediterrâneo Oriental, empurradas por invasores vindos do norte.

 

Na época em que os palácios micénicos são destruídos, a cidade de Tróia é consumida pelas chamas, como provam as escavações arqueológicas conduzidas depois de H. Schliemann. A guerra de Tróia aconteceu efetivamente, mas foi apenas um episódio das lutas que marcaram esse tempo.

 

A única certeza que temos é, pois, que a maior parte das confusões reina na charneira dos séculos XIII e XII a.C. e que povos procedentes das mais diversas origens podem ter-se encontrado nas costas mediterrânicas.