Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Origens da Apple

03.05.19

A Apple foi fundada em abril de 1976 por Steve Wozniak, então com 26 anos, e Steve Jobs, 21 anos, sendo que ambos tinham abandonado a faculdade. A sua parceria começou vários anos antes, quando Wozniak, engenheiro eletrónico talentoso e autodidata, começou a construir caixas azuis que lhe permitiam fazer chamadas telefónicas interurbanas de graça. O par vendeu várias centenas dessas caixas.

applelogo.jpg

Em 1976, Wozniak estava a trabalhar em outro projeto, o computador Apple I, sem teclado ou fonte de alimentação, para um clube aficionado por computadores. Jobs e Wozniak venderam os seus pertences mais valiosos, uma mini-van Volkswagen de Jobs e duas calculadoras, arrecadando 1300 dólares para começar uma empresa. Um lojista da zona encomendou 50 computadores, que foram construídos na garagem de Jobs. Eles venderam 200 para os aficionados por computadores na área da Baía de São Francisco por 666 dólares cada.

 

Mais tarde naquele verão, Wozniak começou a trabalhar no Apple II, projetado para atrair um mercado maior do que os aficionados por computadores. Jobs contratou entusiastas de computadores locais, muitos deles ainda no ensino médio, para montar placas de circuito e projetar software. Os primeiros microcomputadores geralmente eram alojados em caixas de metal. Com o consumidor em mente, Jobs planeava abrigar o Apple II num recipiente de plástico bege modular mais atraente.

 

Jobs queria criar uma grande empresa e consultou Mike Markkula, engenheiro eletrónico aposentado que havia gerenciado o marketing da Intel Corporation e da Fairchild Semiconductor. O presidente Markkula comprou um terço da empresa por 250.000 dólares, ajudou Jobs com o plano de negócios e, em 1977, contratou Mike Scott como presidente. Wozniak trabalhou para a Apple em tempo integral dada a sua capacidade de engenharia.

 

Logo depois, Jobs recrutou Regis McKenna, dono de uma das mais bem sucedidas empresas de publicidade e relações públicas do Vale do Silício, para elaborar uma estratégia de publicidade para a empresa. McKenna projetou o logótipo da Apple e começou a anunciar computadores pessoais em revistas de consumo. A equipe de marketing profissional da Apple colocou o Apple II em lojas de retalho e, em junho de 1977, as vendas anuais atingiram 1 milhão de dólares.

 

O Apple II foi o primeiro microcomputador a usar gráficos coloridos, com um aparelho de televisão como ecrã. Além disso, o slot de expansão do Apple II tornou-o mais versátil que os computadores concorrentes.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D