Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O autor dos «Princípios de uma Ciência Nova», cria, sem o saber, a Sociologia, e reabilita o vivido contra a razão, que é, segundo o seu parecer, uma forma tardia da evolução. O pensamento de Giambattista Vico (1668-1744) repercute-se na filosofia hegeliana, e muito mais tarde na renovação do idealismo italiano, no tempo de Beneditto Croce e de Giovanni Gentile.

Giambattista_Vico_1-800x445.jpg

Este grande filósofo da história, de origem italiana, procura através do método comparativo das ciências humanas a realidade das identidades que não procedem da razão.

 

Para o grande pensador napolitano, a história da humanidade é afetada por três fases ou idades que a definem e caracterizam: a idade dos deuses, a idade dos heróis e a idade dos homens.

 

Os primeiros governos são divinos (teocráticos); os segundos são heroicos (aristocráticos), isto é, governos dos mais fortes; sob estes governos, os direitos civis são exclusivamente reservados às categorias sociais de que fazem parte os governantes; os terceiros governos são ou serão humanos: os homens conhecem neles a igualdade perante a lei e nascem livres.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D