Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Natural de Leipzig, filho de um professor de direito da Universidade desta cidade, Godofredo Guilherme Leibniz (1646-1716) forma-se sucessivamente em filosofia e em matemáticas. Interessa-se também pelo direito, a política e as questões religiosas. Para ele nada lhe era indiferente no domínio do conhecimento. A sua obra mais importante é a Monadologia.

Leibniz-ilustracion-en-blanco-y-negro-620x330.jpg

Para os cartesianos, todo o mundo tinha sido reduzido à extensão, isto é, à grandeza, à figura e ao movimento. Os corpos particulares são apenas limitações de extensão inteligível. Sendo apenas a extensão a aparência dos corpos, a sua realidade é serem forças e forças motoras.

 

O Universo é portanto construído por unidades de forças a que ele chama mónadas. A mónada é uma espécie de «vontade sem consciência». A mónada tem dois atributos essenciais: a percepção e a apetição ou ação do princípio interno.

 

Toda a mónada «não tem janelas», quer dizer, não tem meios para comunicar eficazmente com as outras mónadas. Cada mónada é um universo regulado por uma harmonia pré-estabelecida por Deus, que é a Mónada absoluta e infinita.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D