Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cosmos Azul

Cosmos Azul

O Antigo Egito antes dos faraós

Em finais da era paleolítica (Mesolítico), aparecem a flecha, o arpão, o emprego de ocres como corantes, o uso de mós para moer os produtos da colheita, a arte de coser as peles, de trabalhar o osso com raspadores, de entrançar e, finalmente, da olaria.

 

os-principais-deuses-do-egito-antigo.jpg

 

No Neolítico, os camponeses egípcios plantam e tecem o linho, desbravam o vale do Nilo, que lhes dá os cereais, os legumes e o peixe necessários à vida.

 

Terra de grandes searas, o Egito é uma das primeiras regiões a produzir excedentes alimentares, graças aos quais pode criar atividades diversificadas.

 

Em meados do 4º milénio antes de Cristo, as primeiras civilizações pré-dinásticas são as herdeiras deste legado. Já se sabe desenhar as cenas da vida quotidiana, modelar vasos em calcário, esculpir baixos-relevos, fabricar um cosmético verde para proteger os olhos dos homens e das mulheres.

 

Cacetes e maças, machados, foices e enxós são feitos de pedra finamente polida ou de sílex talhado de modo a ficar cortante como o aço. Nas festas utilizam-se facas, que são uma espécie de bifaces com cabos de ouro ou de marfim esculpidos.

 

Embora as culturas apresentem muitas características comuns em todo o território, o Egito está dividido; os 42 nomos (províncias) originais agruparam-se em dois reinos; o Alto Egito, no sul, que tem um clima seco e onde o vale se reduz a um comprido oásis, e o Baixo Egito, no norte, irrigado pelos braços do delta, que tem um clima mediterrâneo ligeiramente mais ameno, onde por vezes chove.

 

O mito de Osíris, amado pelos Egípcios, dá conta desta dualidade e teve um grande êxito em todo o mundo antigo até aos primeiros séculos da era cristã.

 

Contava-se que Osíris, que reinava sobre o Egito, foi morto por Seth, seu irmão, que o invejava. Ísis, que era sua irmã e sua esposa, grande feiticeira, conseguiu reanimá-lo o tempo suficiente para conceber dele um filho, Hórus, o qual vingou o pai e lhe sucedeu.

 

Não se sabe se os Egípcios se apercebiam de que esta lenda trazia em si a marca das lutas que dividiram o Egito antes da unificação.