Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Segundo a mitologia grega, o Monte Olimpo é a casa dos deuses. Deveriam meros mortais atrever-se a subir tão alto? Em 1913, três escaladores corajosos responderam "sim", escalando este cume de 2917 metros esculpidos por ravinas profundas e cordilheiras abruptas. O fotógrafo suíço Frédéric Boissonnas, seu amigo Daniel Baud-Bovy e Christos Kakkalos, um caçador grego que servia como guia, partiram para esta aventura num clima traiçoeiro.

6701f4f843cfca6a2c674e3ef72c9921--mount-olympus-gr

Kakkalos conhecia a montanha tão bem que escalou suas inclinações afiadas descalças. O suíço tinha alguma experiência em montanhismo, mas Boissonnas teve que carregar equipamento fotográfico pesado na escalada. Ele e seu amigo, Baud-Bovy, estavam amarrados com uma corda, procedimento padrão para tais expedições.

 

Durante a subida, a cúpula onde residiam os deuses gregos estava coberta de nuvens de tempestade, e os alpinistas confundiram um pico menor com a casa dos deuses. Pensando em sua ascensão, os exultantes aventureiros escreveram cartas descrevendo sua façanha e colocaram as notas em uma garrafa que eles enterraram em uma crista batizada de Victory Top. Quando a névoa clareou, eles avistaram outro pico, mais impressionante, chamado Mytikas.

 

Percebendo seu erro, Boissonnas e Baud-Bovy mal pararam para considerar o que fariam. Quando Kakkalos perguntou: "Vamos subir?", havia apenas uma resposta. Com Kakkalos na liderança, os homens continuaram subindo, atravessando o desfiladeiro escorregadio. Boissonnas depois escreveu que ele foi compelido pelo fogo de Prometeu, que roubou fogo da oficina de Atena e Hefesto no Monte Olimpo, presenteando-o aos seres humanos para ajudá-los em seus labores. Em 2 de agosto de 1913 chegaram ao cume da montanha que todos os três esperavam conquistar.

O Google Doodle desta quinta-feira celebra a sua realização e o fogo que os inspirou. Que sua lenda viva por todos os tempos!

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D