Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Tal como a Terra gira em redor do Sol, também este se move – em redor do centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Este conjunto de cerca de 200 mil milhões de estrelas inclui todas as que são visíveis à noite a olho nu. O cintilante trilho de estrelas que cruza os céus habitualmente denominado Via Láctea é, na realidade, apenas uma pequena parte da Galáxia.
Se pudesse ser observada na totalidade, a Via Láctea assemelhar-se-ia, vista de lado, a um fuso gigantesco e, de cima, a um disco rodeado de longos braços em espiral formados por estrelas e gases rodando em torno do centro. O Sistema Solar situa-se num destes braços, a cerca de três quintos da distância total entre a periferia e o centro da Galáxia.
À medida que toda a Via Láctea gira em redor do seu misterioso centro, as estrelas mais próximas do seu eixo movem-se mais rapidamente do que as que se encontram na orla exterior. Percorrendo o espaço a cerca de 240 km/s, o nosso próprio Sol e as estrelas vizinhas completam uma volta à Galáxia em 225 milhões de anos.