Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Tal como a Terra gira em redor do Sol, também este se move – em redor do centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Este conjunto de cerca de 200 mil milhões de estrelas inclui todas as que são visíveis à noite a olho nu. O cintilante trilho de estrelas que cruza os céus habitualmente denominado Via Láctea é, na realidade, apenas uma pequena parte da Galáxia.

Solar-System.jpg

Se pudesse ser observada na totalidade, a Via Láctea assemelhar-se-ia, vista de lado, a um fuso gigantesco e, de cima, a um disco rodeado de longos braços em espiral formados por estrelas e gases rodando em torno do centro. O Sistema Solar situa-se num destes braços, a cerca de três quintos da distância total entre a periferia e o centro da Galáxia.

 

À medida que toda a Via Láctea gira em redor do seu misterioso centro, as estrelas mais próximas do seu eixo movem-se mais rapidamente do que as que se encontram na orla exterior. Percorrendo o espaço a cerca de 240 km/s, o nosso próprio Sol e as estrelas vizinhas completam uma volta à Galáxia em 225 milhões de anos.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D