Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Embora estejam longe de ser as mais altas, as cataratas do Niágara contam-se entre as mais famosas do mundo. Localizadas perto do ponto central do rio Niágara, que corre do lago Erie para o lago Ontário, as cataratas são cascatas gémeas, com um desnível de cerca de 55 metros.

vistas-cataratas-niagara.jpg

De um dos lados de uma ilha existente no rio estende-se a longa linha reta das American Falls, do outro o gracioso crescente das Horseshoe Falls.

 

As quedas tiveram origem há cerca de 10 mil anos, no final dos períodos glaciários. Originariamente, despenhavam-se de uma escarpa coberta por uma camada de dolomite extremamente dura. À medida que a queda-d'água desgastava as camadas subjacentes de xisto e arenito, mais brandas, desmoronavam-se grandes fragmentos da cobertura rochosa.

 

Com o decorrer dos anos, e devido à erosão contínua sofrida pela dolomite, as quedas deslocaram-se cerca de 11 quilómetros para montante, para a sua localização atual. Num futuro – que nunca será inferior a 25 mil anos –, as quedas poderão recuar até ao lago Erie e desaparecer completamente.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D