Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




De origem napolitana, Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) pode ser considerado como um dos maiores mestres da arquitetura barroca. Arquiteto e escultor, a ele se deve, a partir da morte de Maderna, a concepção de uma nova cidade de Roma de tipo monumental, «para maior glória de Deus».

Gian_lorenzo_bernini_selfportrait.jpg

A construção de São Pedro permite-lhe demonstrar todo o seu poderoso engenho inventivo e o seu génio criador. Para conseguir dar a ilusão de uma basílica menos larga e mais alta, Bernini resolve elaborar uma grande praça, que forma um conjunto arquitetónico mais largo e menos alto.

 

A vasta praça descreve uma elipse limitada por dois hemiciclos com colunas dóricas. No interior, Bernini emprega materiais nobres: mármores, bronzes, estuques e dourados. Preenche o espaço que continuava vazio sob a cúpula por um magnificente baldaquino.

 

A decoração do fundo da igreja era outro problema que aguardava solução. Bernini põe mais uma vez à prova o seu extraordinário talento, construindo a famosa «Cadeira de São Pedro».

 

Esta obra colossal conseguiu escapar ao aspecto maciço graças ao movimento que dela se desprende. Tudo se movimenta, tudo se ilumina à luz do Espírito Santo, cuja imagem está colocada no centro.

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D