Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Blaise Pascal (1623-1662) perde a sua mãe aos três anos e é educado pelo pai, Estêvão Pascal. Desde muito cedo mostrou uma precocidade incrível, só comparável em música à de Mozart.

xDrjyWD.jpg

Aos dezesseis anos escreve o seu tratado das cómicas e aos dezenove a máquina de calcular. Aos vinte e três anos começa os seus trabalhos sobre o vácuo, sem ainda conhecer as experiências de Torricelli.

 

Em 1651, dá-se o falecimento do pai de Pascal e em 1652 sua irmã Jaquelina professa em Port-Royal. À semelhança de Descartes, também Pascal tem a sua «noite», a de 23 de novembro de 1654 consignada no «Memorial», noite de comunhão mística, após a qual ele entra em Port-Royal-des-Champs.

 

Nas suas «Cartas Provinciais» provoca um acerbo debate entre jesuítas e jansenistas. Além dos «Opúsculos», pequenas obras de circunstância, legou-nos esse conjunto de notas, fragmentos, ideias e citações que ostentam o título de «Pensamentos».

 

Na sua primeira parte, a «Miséria do Mundo sem Deus», ele procura e obriga o leitor a observar autenticamente a sua vida, o seu ser e descobrir nela a desgraça, e a ansiedade para além da solicitação do «divertimento».

 

Quando medita sobre a natureza do homem, descobrem-se excertos como este: «O homem não é senão disfarce, mentira e hipocrisia para si mesmo como para os outros. Não quer que se lhe diga a verdade e evita dizê-la aos outros...» «Constato que se todos os homens soubessem o que dizem uns dos outros não haveria quatro amigos no mundo. Isto acontece em virtude das querelas causadas pelas relações indiscretas que às vezes estabelecemos»...

 

Quanto ao problema da morte, escutemos este texto admirável: «Imaginemos numerosos homens acorrentados diariamente à vista uns dos outros; os que ficam, vêem a sua própria condição na dos seus semelhantes e, olhando-se, sofredora e desesperadamente, aguardam a sua vez. É a imagem da condição humana».

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D